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Conheça seu Pneu

Os pneus são o único ponto de contato entre o automóvel e o solo e, por isso, é tão importante saber sobre as suas características para adquirir o pneu certo para o seu veiculo, bem como compreender a melhor forma de usá-lo a fim de garantir uma melhor performance.

TIPOS DE PNEUS

Pneus Simétricos
São aqueles cujo desenho tem ambas as partes iguais, quando se passa uma linha imaginária pelo centro do desenho da rodagem. São pneus que permitem a aplicação em qualquer sentido de rotação.
Um teste simples para confirmar isso: com o pneu no chão, repare nos desenhos da banda de rodagem. Gire o pneu uma volta, em torno do seu eixo vertical. O desenho continuará com a mesma direção.

Pneus Assimétricos
Os pneus assimétricos são aqueles cujo desenho tem ambas as partes diferentes quando se passa uma linha imaginária pelo centro do desenho da rodagem. O lado interno do pneu desenho prioriza a rápida eliminação de água, enquanto a área central prioriza a tração e o lado externo a dirigibilidade. Estes pneus exigem atenção na montagem, já que a marcação na lateral "Outside" (lado externo) deve ficar voltada para o lado de fora do veículo.

Pneus Direcionais
Pneus direcionais são aqueles cujo desenho em “V” exige a aplicação no sentido de rodagem do veículo. Possuem identificação na lateral ou na rodagem o sentido de rotação para a aplicação.

SAIBA LER O SEU DUNLOP

Modelo do pneu

Esse é o nome do seu pneu Dunlop. Nele, além dessa informação, outras indicações podem estar gravadas:

  • TT - (Tube Type) Pneu com câmara;
  • TL - (Tubeless) Pneu sem câmara;
  • M+S - (Mud and Snow) Pneu para lama e neve;
  • LT - (Light Truck) Pneu para caminhões leves e camionetas;
  • País de origem;
  • Flecha de rotação: importante para identificar o “lado certo de rodar”, quando o desenho da banda de rodagem é direcional;
  • TWI - (Tread Wear Indicator) Indicador de desgaste da banda de rodagem;
  • XL - (Extra Load) Pneu reforçado;
  • Marcação Outside/Inside: aponta qual lateral precisa ficar voltada para o lado de fora, em pneus com banda de rodagem com desenho assimétrico;
  • MFS - (Maximum Flange Shield) Protetor de borda de roda;

Largura nominal do pneu

É a distância linear entre as paredes externas laterais dos pneus.

Relação entre largura e altura da seção

É a proporção em porcentagem entre a altura da seção lateral e a largura nominal do pneu. Gravado no flanco, o número X, por exemplo, significa que sua altura é de X% de sua largura.

Tipo de construção

Neste ponto, você reconhece o pneu pelas marcações “R” para construção radial e “D” para diagonal. Quando não existe marcação, o pneu é de construção diagonal.

Diâmetro do Aro

Esse é o diâmetro nominal do aro, medido em polegadas

Índice de carga

É um código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu. Na figura ao lado o número X corresponde à um índice em kg.

Ex: Índice de carga 94 = 670 kg por pneu.

Clique aqui para conferir a tabela de índice de carga

Símbolo de velocidade

Este símbolo indica a velocidade máxima na qual um pneu pode levar uma carga correspondente a seu índice de carga nas condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu.

Ex: W = 270 km/h

Clique aqui para conferir a tabela símbolo de velocidade

COMO EU ESCOLHO O PNEU DUNLOP CERTO PARA MEU VEÍCULO

A escolha dos pneus Dunlop certos para seu veículo deve estar de acordo com os pneus da homologação, ou seja, devem possuir as seguintes características:

  • Índice de carga igual ou superior.

  • Índice de performance igual ou superior.

  • Diâmetro externo aproximado, com diferença não superior a 3%, para mais ou para menos.



Em caso de dúvidas, consulte o manual de instruções do seu veículo.

CALIBRAGEM

Quando devo calibrar o pneu?
O ideal é verificar o nível de pressão do seu pneu Dunlop semanalmente, sempre antes das rodagens.

Para verificar a calibragem dos pneus, eles devem estar quentes ou frios?
O correto é verificar a pressão apenas quando os pneus estiverem frios. Quando fizer a verificação, utilize um manômetro de boa qualidade, mas lembre-se: nenhum deles é 100% preciso.

Por que é importante manter a pressão correta do pneu?
A pressão dos pneus é essencial para garantir a estabilidade e segurança do veículo, além de oferecer maior economia, já que preserva a durabilidade dos pneus.

Devo calibrar meu pneu com a pressão máxima?
A pressão máxima não é necessariamente a mais adequada ao automóvel. Utilize sempre a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, informada no manual do proprietário.

MANUTENÇÃO

Qual o momento certo de trocar meus pneus Dunlop?
Até um pneu Dunlop precisa ser substituído de vez em quando. Geralmente, os motivos que levam a esta decisão são o nível de desgaste, envelhecimento ou danos. Por isso, verifique regularmente se a profundidade dos sulcos de seus pneus Dunlop não atingiram 1.6 mm. Aconselhamos que você os troque antes de atingirem esse nível, pois até mesmo um pneu Dunlop, com tecnologia duradoura, deixa de ser seguro quando fica “careca”. Se por acaso você passou por obstáculos difíceis ou objetos pontiagudos na estrada, encontre o quanto antes um profissional de confiança para dizer se o seu pneu Dunlop pode ser reparado ou se deve ser trocado.

Eu mesmo posso fazer a montagem?
A Dunlop não aconselha você a fazer a montagem dos pneus por conta própria. Pode parecer simples, mas, se essa montagem não for feita por um profissional habilitado e competente, pode acabar afetando a durabilidade do pneu e prejudicar o seu conforto na hora de dirigir.

Posso ter pneus Dunlop diferentes no mesmo carro?
Pode, mas atenção: não monte pneus de desenhos diferentes no mesmo eixo. Pode afetar o comportamento e a geometria do veículo.

Quando devo fazer o rodízio de pneus?
Fazer rodízio significa mudar os pneus de lugar de vez em quando. Isso permite que o desgaste entre os pneus seja uniforme, garantindo vida mais longa. O rodízio dos pneus Dunlop pode ser feito logo ao notar diferença de desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros, ou geralmente entre 5.000 km e 10.000 km.

Como faço o rodízio de pneus?
Se o seu veículo possui tração dianteira, provavelmente os pneus dessa parte sofrerão um desgaste maior. Nesse caso, troque os pneus da frente para trás em linha reta, e quando os traseiros forem para frente, troque-os de lado. Já em veículos com tração 4×4, o melhor padrão de rodízio é em X. Isso significa que além dos pneus dianteiros trocarem de posição com os traseiros, também trocam de lado entre si.

Posso reparar um pneu vazio?
Depende do tamanho do furo que ocasionou o esvaziamento. A maioria dos furos de até 6 mm pode ser reparada por um mecânico qualificado. Acima disso, o pneu deverá ser substituído, por segurança. Recomendamos a troca de pneus com furos/cortes na lateral ou com menos de 1,6 mm de profundidade da banda de rodagem.

UTILIZAÇÃO

A minha maneira de dirigir pode afetar o meu pneu Dunlop?
Sim, principalmente se você dirige em altas velocidades (em curvas e esquinas), costuma fazer arrancadas ou realizar paradas bruscas. Tudo isso aumenta o desgaste do pneu Dunlop e encurta sua vida útil. Você também pode tomar precauções para não perder seu pneu Dunlop antes da hora. Por exemplo: não conduzir nas margens da pista, subir em calçadas, evitar buracos na pista e outras obstruções.

Como saber se meu pneu tem sentido de rodagem ou montagem?
Os pneus direcionais Dunlop possuem sentido de rodagem e, os pneus assimétricos, sentido de montagem. Para identificar, observe as setas da lateral e as inscrições outside/inside.

O que é alinhamento de direção?
Alinhamento é a regulagem da direção e da suspensão do veículo para manter as rodas com ajustes conforme o recomendado pelo fabricante do veículo. Isso evita desgastes anormais rápidos, que comprometem a durabilidade dos seus pneus Dunlop.

Quando devo fazer o alinhamento?

  • Em todas as revisões ou pelo menos a cada 10 mil quilômetros.
  • Após um impacto forte contra obstáculos na pista.
  • Ao substituir qualquer elemento da suspensão ou da direção, ou mesmo os pneus.
  • Sempre ao notar que o veículo está “puxando” para algum lado, dificultando a trajetória em linha reta.
  • Quando seus pneus Dunlop apresentarem desgastes irregulares.

O que é balanceamento?
Balanceamento é o processo de equilibrar o conjunto de pneus Dunlop e rodas do veículo. Ele é necessário para evitar trepidações no volante e instabilidade na direção, além de suprimir o desgaste irregular dos pneus.

Quando meu veículo precisa de balanceamento?

  • Sempre que substituir os pneus Dunlop ou consertar suas câmaras.
  • Ao notar vibrações no volante ou guidão.
  • A cada 10 mil quilômetros rodados.

DANOS E AVARIAS

Todos os danos descritos a seguir poderão ocorrer em pneus recém adquiridos e montados, bem como em pneus bastante rodados, e a idade do produto não influencia na ocorrência.
As causas dos danos nos pneus estão ligadas à fatores externos, às condições gerais das vias como irregulares, buracos, sinalizadores não padronizados, objetos abandonados, etc., e/ou também, a manutenção inadequada do veículo.

Bolha Lateral

A bolha na lateral do pneu é a presença de uma bolha (“bucho”) na borracha da lateral do produto e são geradas por impacto contra buracos, meio fios, sinalizadores de vias.
Como evitar:

  • Na impossibilidade de se desviar de algum obstáculo, reduza o quanto puder a velocidade do veículo, e mantenha o volante reto e sem frear, reduzindo o efeito do impacto na lateral do pneu;
  • Ficar atento à calibragem do pneu. Pneu com pressão de ar abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo, também favorece a ocorrência deste dano;
  • Procure locais e profissionais de confiança para a montagem dos pneus. A montagem inadequada, equipamento incorreto e falta de lubrificação dos pneus nas rodas, também podem causar bolhas.

Rompimento da carcaça e corte lateral

O rompimento da carcaça é a ruptura da estrutura do pneu, podendo causar também o corte/rasgamento na borracha.
Como evitar:

  • Diminua a velocidade ao passar por vias esburacadas, sinalizadores de vias, meio fios e até mesmo lombadas, e atente-se aos objetos pontiagudos como pedras ou vidros que podem causar cortes nos pneus;
  • Mantenha a calibragem do pneu em dia sempre seguindo a recomendação do fabricante do veículo. Pneu com pressão de ar acima do recomendado, favorece a ocorrência deste dano.

Desgaste Irregular do pneu

Desgaste irregular é quando a banda de rodagem apresenta uma ou mais partes mais desgastadas que o restante (por exemplo, somente o centro, um dos ombros ou ambos).
Como evitar:

  • Realize o alinhamento e balanceamento de maneira preventiva e/ou sempre que notar trepidação ou desalinhamento no curso da direção. Um carro desalinhado geralmente “puxa” para um dos lados e fazendo com que o pneu se desgaste irregularmente;
  • Lembre-se de periodicamente checar as peças de suspensão/direção/freios, e se estiverem quebradas e/ou desgastadas, podem causar o desgaste irregular da banda de rodagem, assim como rodas em mau estado ou pneus com pressão de ar inadequada.
  • Deve-se atentar para a calibragem dos pneus, e realizar rodízio, alinhamento e balanceamento com regularidade.

Desgaste prematuro do pneu

Desgaste prematuro do pneu é quando o pneu atinge o fim da sua vida útil (atingimento do TWI) com baixo km rodado, antes da expectativa do consumidor.
Como evitar:

  • Evite aceleração e frenagem bruscas, elas causam o desgaste prematuro do pneu por conta do atrito causado entre o chão e a borracha, bem como as curvas em alta velocidade;
  • Verifique periodicamente (1 vez por semana com os pneus frios) a pressão de ar dos pneus, e caso necessário, calibre seguindo a recomendação do fabricante do veículo;
  • Fique atento às condições adversas das ruas e estradas (irregularidades, buracos, objetos, etc.), além das condições mecânicas do veículo (geometria, desgaste de componentes, etc.);
  • Evite sobrecarga no veículo. Além de prejudicar o pneu, a sobrecarga afeta os freios, direção e suspensão. Consulte no manual do seu veículo, a carga útil do carro, que é todo o peso que ele pode transportar

Pneu que roda murcho/vazio

Pneus que rodaram com baixa pressão apresentam laterais “lixadas”, letreiros apagados em sua circunferência, presença de várias bolhas quando inflado, ou sequer mantém o ar. Quando desmontado, a borracha interna está esfarelada e com cheiro de queimado.
Apesar da perda de ar do interior do pneu estar relacionada a fatores externos (corte, furo, vazamento de ar através da válvula, conserto inadequado, etc.), recomenda-se o cuidado do motorista para se evitar que haja o contato do pneu contra as adversidades presentes nas vias (buracos, pregos, objetos pontiagudos, etc.)
É importante redobrar a atenção em vias com condições adversas e manter os pneus calibrados corretamente de acordo com o manual do fabricante do veículo.
Nos casos das avarias citadas, os consumidores que optam pela compra de pneus das marcas Dunlop de aros 15 ou maiores, de modelos definidos conforme regulamento, possuem uma vantagem, já que as bolhas nas laterais estão entre as avarias cobertas pelo programa Garantia Mais, que se diferencia por cobrir danos acidentais, desde que o evento se enquadre dentro das regras do programa disponível no link: https://www.dunloppneus.com.br/garantia.

DESCARTE DO PNEU

Como devo descartar meus pneus?

A Sumitomo Rubber do Brasil faz parte do programa Reciclanip, que tem como objetivo a coleta e correta destinação de pneus inservíveis no Brasil.

No site da Reciclanip é possível encontrar os pontos de coleta mais próximo de você.

Posso guardar meus pneus inservíveis em casa?

Pensando na preservação do Meio Ambiente e da saúde publica o ideal é deixar o pneu inservível no estabelecimento comercial onde você realizou a troca do pneu, assim podemos ficar tranquilos, pois o pneu será encaminhado para uma destinação ambientalmente correta.

Caso você queira reutilizar o pneu em sua casa, jamais deixar armazenado a céu aberto com possibilidade de acumulo de água.

Para onde vão os pneus inservíveis?

Os pneus inservíveis podem ser destinados de forma ambientalmente correta, como:

Co-processamento: Que é o reaproveitamento como combustível em cimenteiras.

Utilizados na fabricação de asfaltos;

Ou ainda encaminhados para fabricação de artefatos de borracha.