INFORME SEU CEP

 
 

Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) aplicável aos pneus novos tem como objetivo fornecer ao consumidor informações sobre o desempenho dos pneus por meio de uma etiqueta colada ao produto.

Os critérios avaliados que constam nessa etiqueta são:

Resistência ao rolamento: Aqui você encontra a resistência do pneu ao rolamento. Com uma escala que vai de A a G, categoriza os pneus do mais ao menos eficiente. Esse teste mede a facilidade com que o pneu gira em torno do rolamento. Quanto menor for a resistência, mais eficiente é o pneu, e, consequentemente, maior é a economia de combustível do veículo.

Aderência em Pista Molhada: Quanto maior for a aderência do pneu nessa condição, menor é a distância percorrida pelo veículo durante o processo de frenagem. Pneus que apresentam maior aderência em piso molhado também oferecem melhor dirigibilidade em retas e estabilidade nas curvas.

Ruído Externo: O ruído sonoro é representado por ondas. Quanto menos ondas, mais silencioso é o pneu. Para isso, o teste realizado mede o nível de ruído externo que o pneu gera ao ser utilizado. Pneus barulhentos são, como você pode imaginar, menos eficientes.

O limite máximo de emissão de ruído é:

Categoria do Pneu
Veículos de Passageiros
Veículos Comerciais Leves (Utilitários)
Veículos Comerciais (Ônibus e Caminhão)
Classificação
75db
77dB
78dB
Categoria do Pneu Classificação
Veículos de Passageiros 75db
Veículos Comerciais Leves (Utilitários) 77dB
Veículos Comerciais (Ônibus e Caminhão) 78dB

Além dos itens avaliados que estão presentes na etiqueta, os pneus Dunlop também passam por rigorosos testes dinâmicos que garantem e aprimoram a dirigibilidade dos pneus. A segurança de nossos pneus também é traduzida no atendimento aos requisitos exigidos pelas montadoras de automóveis adicionalmente às exigências dos organismos reguladores do Brasil e de outros países.

OBJETIVO

A certificação de pneus é feita com base em requisitos de segurança e desempenho, e tem como objetivo aumentar a eficiência do veículo, prevenir acidentes e a minimizar impactos no meio ambiente. As etiquetas ajudam você a ter mais informações na hora de escolher seu pneu!

APLICAÇÕES

O programa é válido para pneus comercializados no Brasil, destinados a automóveis de passageiros, como carros de passeio, e veículos de comércio, como ônibus e caminhões.

  1. Automóveis de Passageiros, inclusive os de Uso Misto e Rebocados;
  2. Veículos Comerciais Leves e Rebocados;
  3. Veículos Comerciais e Rebocados.