INFORME SEU CEP

 

Sumitomo Rubber Industries adquire direitos globais da marca Dunlop Pneus na Europa, América do Norte e Oceania

A Sumitomo Rubber Industries, Ltd. assinou em 8 de janeiro, no horário padrão do Japão (7 de janeiro, no horário dos EUA), um Contrato de Compra para adquirir da The Goodyear Tire & Rubber Company (doravante “Goodyear”) a marca registrada Dunlop e outros direitos para pneus de quatro rodas na Europa, América do Norte e Oceania. O valor da aquisição é de US$ 526 milhões, incluindo um pagamento adicional de US$ 105 milhões como taxa de suporte à transição, facilitando a migração dos clientes Dunlop na Europa, bem como o preço de compra de estoques e outros itens no momento do fechamento.

Com essa aquisição, a empresa poderá operar seus negócios globais de pneus sob a marca Dunlop, com exceção de determinadas regiões e produtos, como Índia, Malásia, Cingapura e Brunei para pneus de quatro rodas, além de Índia, Europa e Oceania para pneus de motocicleta.

Visão de futuro para a marca Dunlop

A Dunlop tem como objetivo se estabelecer como uma marca de pneus premium no mercado global. Alavancando sua rica herança e forte reconhecimento de marca, a empresa busca se diferenciar por meio de produtos inovadores que integram tecnologias de ponta, atendendo às necessidades em constante evolução da mobilidade de próxima geração.

Especificamente, o foco será em novos produtos que incorporam a tecnologia inovadora “Active Tread” (pneus inovadores para todas as estações, recém-lançados, que se adaptam a qualquer condição de estrada), pneus originais para veículos premium e no segmento de esportes motorizados.

Além disso, para a marca Falken, também uma marca do grupo Sumitomo Rubber presente na Europa, América do Norte e Oceania, serão utilizados recursos de planejamento e marketing desenvolvidos em cada região para lançar produtos ousados e únicos que atendam ao público fiel da marca. Com uma abordagem de negócios baseada em duas marcas, a empresa pretende aumentar o volume de vendas em cada região e ampliar a proporção de produtos premium, que são os pneus diferenciados definidos pela empresa, incluindo os modelos para SUVs e veículos de passeio com 18 polegadas ou mais.

Fortalecimento global da marca

A Dunlop será posicionada como a principal marca do grupo, com atividades de fortalecimento conduzidas em conjunto pelos negócios de pneus e esportes. O investimento em esportes motorizados e atividades globais de marketing no tênis será acelerado, com o objetivo de aumentar o valor da marca Dunlop em todo o mundo, consolidando-a como a escolha preferida dos clientes.

Comentário do Presidente e CEO, Satoru Yamamoto

“Nossa empresa tem um histórico de aquisições da marca Dunlop em vários países na década de 1980 e de produção e venda de pneus Dunlop na Europa e América do Norte, além do Japão. Essa aquisição é uma grande oportunidade para o nosso grupo, permitindo-nos usar a marca Dunlop em quase todo o mundo.

No futuro, maximizaremos o potencial da marca Dunlop, tanto nas novas regiões adquiridas quanto nas existentes, acelerando nossos esforços para concretizar nosso propósito: Por meio da inovação, criaremos um futuro de alegria e bem-estar para todos.”

Sobre a Dunlop

Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.
No Brasil, a fábrica da Dunlop em Fazenda Rio Grande (PR) é a mais moderna do país, adaptando a tecnologia às necessidades dos brasileiros. Inaugurada em outubro de 2013, a unidade recebeu um investimento total recebeu um investimento total de R$ 2,45 bilhões, impulsionado por 3 ciclos de expansão de capacidade produtiva. O aporte mais recente, superior a R$ 1 bilhão, foi anunciado em 2021 e concluído no final de 2024, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. Única fábrica no país a produzir pneus com a exclusiva tecnologia TAIYO (Sun) System – processo sem emendas que garante maior precisão e segurança – e também fabrica os pneus Falken e Sumitomo.
A Dunlop comercializa pneus para carros de passeio, vans, SUVs, pick-ups, caminhões, ônibus e motocicletas. O slogan 'Quem Tem, Anda Bem' traduz a promessa da marca de uma experiência de direção segura, tranquila e de alta performance.

Visite e acompanhe nas redes sociais