INFORME SEU CEP

 
 

História

INVENÇÃO DO PNEU

A marca Dunlop nasceu em 1888, quando, ao ver a dificuldade do seu filho para andar no seu triciclo, John Boyd Dunlop inventou o primeiro pneu movido a câmara de ar, o pneu “pneumático”. A invenção resultou em um pneu mais leve, estável e confortável como nunca existiu antes, e deu tão certo que Dunlop patenteou de imediato a sua ideia e começou a desenvolve-la em um empreendimento comercial, batizado como Dunlop Pneumatic Tire Co. Ltd. (a empresa de pneus mais antiga do mundo).

Desde sua fundação, o objetivo da Dunlop é produzir, constantemente, pneus superiores para melhorar a performance de veículos e a experiência de condução dos motoristas.

Hoje, os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa.

John Boyd Dunlop, fundador da Dunlop Pneus

DUNLOP PNEUS E GRUPO SUMITOMO RUBBER

Sede da Dunlop

Sede do Grupo Sumitomo Rubber no Brasil

O Grupo Sumitomo Rubber mantém uma relação de sucesso com a Dunlop desde 1963, ano em que o grupo adquiriu a Dunlop Tyres. Com essa união, não demorou muito para que a Dunlop alcançasse a excelência em seu segmento e fosse reconhecida mundialmente, além de se tornar o equipamento original de renomadas montadoras de veículos como Toyota, Fiat, Volkswagen e Marcopolo.

No Brasil, a Sumitomo Rubber Industries iniciou suas operações em 2011 como Sumitomo Rubber do Brasil e, em 2013, inaugurou a sua fábrica em Fazenda Rio Grande no Paraná, com a produção de pneus de passeio, SUV’s e vans, sendo a mais moderna unidade fabril de pneus do País.

Em 2019, a Dunlop inaugurou a sua fábrica voltada para a produção de pneus para veículos pesados, como caminhões e ônibus.

Todos os pneus da Dunlop fabricados no Brasil utilizam a alta tecnologia TAIYO (Sun) System, sistema de fabricação de pneus sem emendas nas partes de borracha do pneu, o que garante pneus mais uniformes e proporciona mais conforto, estabilidade e menor consumo de combustível para os seus clientes.

Os pneus Dunlop são assegurados pelas principais certificadoras mundiais e também estão de acordo com os requerimentos do Inmetro.

LINHA DO TEMPO

  • 1888

    John Boyd Dunlop inventa o pneumático.

    1888

    John Boyd Dunlop inventa o “pneu pneumático”.

    +
  • 1905

    Dunlop desenvolve primeiro pneu com padrão de ranhuras na banda de rodagem.

    1905

    A Dunlop desenvolve o primeiro pneu com um padrão de ranhuras na banda de rodagem.

    +
  • 1922

    É criado o primeiro pneu da Dunlop com raios de metal e revestimento de lona.

    1922

    É criado o primeiro pneu Dunlop com raios de metal e revestimento de lona, capaz de alcançar até 300 km/h. Este pneu tinha uma vida útil três vezes superior aos pneus utilizados até então.

    +
  • 1948

    A Dunlop lança um pneu com camada autovedante

    1948

    A Dunlop lança um pneu com camada autovedante para evitar fugas de ar em caso de furo. O conceito tecnológico da Dunlop começa a funcionar.

    +
  • 1962

    A equipe técnica da Dunlop examina um fenômeno até então inexplicável

    1962

    A equipe técnica da Dunlop examina um fenômeno até então inexplicável: a aquaplanagem.

    +
  • 1972

    A Dunlop começa a fabricar pneus radiais com carcaça de lonas de metal

    1972

    A Dunlop começa a fabricar pneus radiais com carcaça de lonas de metal.

    +
  • 1994

    A Dunlop desenvolve o primeiro pneu ultraleve do mercado

    1994

    A Dunlop desenvolve o primeiro pneu ultraleve do mercado, que reduz o peso do veículo em cerca de 12 kg.

    +
  • 1999

    A Dunlop introduz o “Wamair”

    1999

    A Dunlop introduz o “Wamair”: o primeiro sistema de detecção de perda de pressão incorporado ao pneu.

    +
  • 2000

    Relançamento do DTM com a Audi

    2000

    Relançamento do DTM com a Audi: a Dunlop torna-se o único fornecedor de pneus em 2002/2003.

    +
  • 2002

    Nova tecnologia 3S Dunlop

    2002

    Nova tecnologia 3S Dunlop: um sistema inovador baseado no desenho assimétrico do piso, que combina redução de ruído, esportividade e segurança.

    +
  • 2011

    Expansão: Grupo Sumitomo Rubber e Dunlop chegam ao Brasil

    2011

    Expansão: Grupo Sumitomo Rubber e Dunlop chegam ao Brasil.

    +
  • 2013

    Dunlop lança sua fábrica no Brasil

    2013

    Dunlop lança, em outubro, sua fábrica no Brasil, localizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

    +
  • 2017

    Início da construção da nova unidade de carga no Brasil

    2017

    Início da construção da nova unidade de carga na planta existente em Fazenda Rio Grande.

    +
  • 2019

    Dunlop inicia a produção de pneus para o segmento de carga

    2019

    Dunlop inicia a produção de pneus para o segmento de carga.

    +
  • 2020

    Dunlop supera a marca de 25 milhões de pneus produzidos no Brasil

    2020

    Dunlop supera a marca de 25 milhões de pneus produzidos no Brasil.

    +

COMPETIÇÕES

Nosso mundo roda à frente todos os dias, e nossos pneus sempre acompanham essa inovação. Por isso, de 1888 até hoje, a Dunlop é colocada à prova em competições automotivas de todos os tipos, alcançando resultados excepcionais: as 66 vitórias na F1, com 8 títulos mundiais e as 34 vitórias na Le Mans, a tradicional corrida de 24 horas de duração. Atualmente, nossa reputação é insuperável entre os amantes da velocidade.

  • 1889

    Willie Hume vence quatro corridas de bicicleta, equipada com pneus Dunlop.

    1889

    Willie Hume vence quatro corridas de bicicleta, equipada com pneus Dunlop.

    +
  • 1902

    A vitória em Paris-Viena

    1902

    A vitória em Paris-Viena dá à Dunlop o gosto pelas corridas, devido ao seu sucesso nas competições.

    +
  • 1906

    Primeira vitória no Tourist Trophy (S.S. Rolls, Rolls Royce)

    1906

    Primeira vitória no Tourist Trophy (S.S. Rolls, Rolls Royce).

    +
  • 1907

    Início da Isle of Man Trophy

    1907

    Início da Isle of Man Trophy. Um dos maiores vencedores dessa prova é Joey Dunlop, com 26 vitórias em 78 participações.

    +
  • 1923

    Dunlop celebra a primeira vitória

    1923

    A Dunlop celebra a primeira vitória em um Grande Prêmio, com Sunbean de Henry Segrave.

    +
  • 1924

    Primeira vitória da Dunlop nas 24 horas

    1924

    Primeira vitória da Dunlop nas 24 horas de Le Mans (John Duff/Frank Clement, Bentley).

    +
  • 1927

    Malcolm Campbell bate recorde de velocidade com pneus Dunlop

    1927

    Malcolm Campbell bate recorde de velocidade com pneus Dunlop, chegando a 281,44 km/h, no País de Gales. Em seguida, Henry Segrave, em Daytona (EUA), fez 327,98 km/h.

    +
  • 1930

    Quarta vitória consecutiva nas 24 horas

    1930

    Quarta vitória consecutiva nas 24 horas de Le Mans para Bentley e Dunlop.

    +
  • 1931

    Malcolm Campbell eleva o recorde mundial de velocidade, com pneus Dunlop

    1931

    Malcolm Campbell eleva o recorde mundial de velocidade, com pneus Dunlop, para mais de 396 km/h no “Bluebird” (nome dado ao carro Darracq, utilizado na prova).

    +
  • 1935

    Malcolm Campbell bate outro recorde de velocidade utilizando pneus Dunlop

    1935

    Malcolm Campbell bate outro recorde de velocidade utilizando pneus Dunlop, com 484, 818 km/h registrados no velocímetro, nos EUA.

    +
  • 1937

    Décima vitória da Dunlop nas 24 horas

    1937

    Décima vitória da Dunlop nas 24 horas de Le Mans (Jean Pierre Wimile/Robert Benoist, Bugatti).

    +
  • 1938

    O veículo para teste de velocidade é equipado com os pneus Dunlop

    1938

    O veículo para teste de velocidade Railton Mobil Special é equipado com os pneus Dunlop.

    +
  • 1947

    Com o mesmo Railton Mobil Special, John Cobb eleva o recorde mundial de velocidade.

    1947

    Com o mesmo Railton Mobil Special, John Cobb eleva o recorde mundial de velocidade para 630,7 km/h.

    +
  • 1949

    A Dunlop vence o Campeonato do Mundo de 500cc com Les Grahan (AUS)

    1949

    A Dunlop vence o Campeonato do Mundo de 500cc com Les Grahan (AUS).

    +
  • 1951

    A Jaguar e a Dunlop consolidam uma parceria de sucesso nas 24 horas de Le Mans

    1951

    A Jaguar e a Dunlop consolidam uma parceria de sucesso nas 24 horas de Le Mans. Vitórias em: 1951, 53, 55, 56 e 1957, com Jaguars tipo C e D.

    +
  • 1956

    Mais um Campeonato do Mundo de 500cc na conta da Dunlop

    1956

    Mais um Campeonato do Mundo de 500cc na conta da Dunlop. Agora com John Surtees (MV Augusta).

    +
  • 1958

    Início do período de domínio da Dunlop na Fórmula 1

    1958

    Início do período de domínio da Dunlop na Fórmula 1. No total, os pneus Dunlop conseguiram 66 vitórias na F1, com oito campeões do mundo.

    +
  • 1959

    Título da Fórmula 1 para Lack Brabham (Cooper)

    1959

    Título da Fórmula 1 para Lack Brabham (Cooper).

    +
  • 1960

    A equipe Brabham/Dunlop vence novamente

    1960

    A equipe Brabham/Dunlop vence novamente, e Pat Moss e Anne Wisdom vencem o mais duro dos ralis (Liége-Roma-Liége) no seu Autin Healey 3000.

    +
  • 1964

    A Ferrari vence as 24 horas de Le Mans

    1964

    A Ferrari vence as 24 horas de Le Mans pelo quarto ano consecutivo, totalizando 23 vitórias à Dunlop.

    +
  • 1965

    Jin Clark (Lotus) conquista o seu segundo título da F1

    1965

    Jin Clark (Lotus) conquista o seu segundo título da F1.

    +
  • 1966

    A Dunlop vence outro campeonato Mundial de 500cc

    1966

    A Dunlop vence outro campeonato Mundial de 500cc, dessa vez com Giacomo Agostini (MV Augusta).

    +
  • 1968

    As 16 milhas da Maratona Londres-Sydney

    1968

    As 16 milhas da Maratona Londres-Sydney atravessam a Turquia, Irã, Afeganistão, Paquistão e Índia, rumo à Austrália em apenas 12 dias.

    +
  • 1969

    Jackie Steward (Matra) conquista a oitava F1 da Dunlop

    1969

    Jackie Steward (Matra) conquista a oitava F1 da Dunlop. No ano seguinte, a marca se retira da Fórmula 1 para se dedicar somente aos ralis.

    +
  • 1970

    A Porsche celebra três vitórias seguidas no Rali de Monte Carlo

    1970

    A Porsche celebra três vitórias seguidas no Rali de Monte Carlo. A Datsun vence seu primeiro Rali Safari e a Dunlop vence mais um Campeonato Mundial de 500cc.

    +
  • 1971

    Outro Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini (MV Augusta)

    1971

    Outro Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini (MV Augusta).

    +
  • 1973

    Mais um Campeonato Mundial de 500cc. Agora com Phil Read (MV Augusta)

    1973

    Mais um Campeonato Mundial de 500cc. Agora com Phil Read (MV Augusta).

    +
  • 1975

    A Dunlop crava mais um Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini, dessa vez na Yamaha

    1975

    A Dunlop crava mais um Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini, dessa vez na Yamaha.

    +
  • 1979

    A Ford e a Dunlop vencem o Mundial de Ralis (WRC) em nove anos de parceria

    1979

    A Ford e a Dunlop vencem o Mundial de Ralis (WRC) em nove anos de parceria.

    +
  • 1984

    O Porsche 991 de Rene Metge e Dominique Lemoyne conquista o Rali Paris Dakar

    1984

    O Porsche 991 de Rene Metge e Dominique Lemoyne conquista o Rali Paris Dakar.

    +
  • 1987

    O Jaguar XJRB oferece sua sexta vitória consecutiva no World Sportscar Championship à Dunlop

    1987

    O Jaguar XJRB oferece a sua sexta vitória consecutiva no World Sportscar Championship à Dunlop.

    +
  • 1988

    A Dunlop faz 100 anos

    1988

    A Dunlop faz 100 anos. As 24 horas de Le Mans são o ponto central da celebração, com os dois primeiros lugares do grid de largada à Dunlop.

    +
  • 1990

    A Dunlop inicia uma parceria vitoriosa com a Dunlop no DTM

    1990

    A Dunlop inicia uma parceria vitoriosa com a Dunlop no DTM (Deutsche Touring Meinsterschaft), na sua primeira vez em uma competição.

    +
  • 1991

    Ocorre a primeira vitória (a única até a data) de um fabricante japonês

    1991

    Ocorre a primeira vitória (a única até a data) de um fabricante japonês, com o Mazda 787B com motor rotativo.

    +
  • 2003

    A Dunlop nomeada como única fornecedora de pneus para o BTCC

    2003

    A Dunlop é nomeada como única fornecedora de pneus para o Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC).

    +
  • 2007

    A Dunlop vence a categoria GT2 na Le Mans Series (LMS), com a Ferrari 430 GT

    2007

    A Dunlop vence a categoria GT2 na Le Mans Series (LMS), com a Ferrari 430 GT.

    +