História
INVENÇÃO DO PNEU
A marca Dunlop nasceu em 1888, quando, ao ver a dificuldade do seu filho para andar no seu triciclo, John Boyd Dunlop inventou o primeiro pneu movido a câmara de ar, o pneu “pneumático”. A invenção resultou em um pneu mais leve, estável e confortável como nunca existiu antes, e deu tão certo que Dunlop patenteou de imediato a sua ideia e começou a desenvolve-la em um empreendimento comercial, batizado como Dunlop Pneumatic Tire Co. Ltd. (a empresa de pneus mais antiga do mundo).
Desde sua fundação, o objetivo da Dunlop é produzir, constantemente, pneus superiores para melhorar a performance de veículos e a experiência de condução dos motoristas.
Hoje, os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa.
John Boyd Dunlop, fundador da Dunlop Pneus
DUNLOP PNEUS E GRUPO SUMITOMO RUBBER
Sede da Dunlop
Sede do Grupo Sumitomo Rubber no Brasil
O Grupo Sumitomo Rubber mantém uma relação de sucesso com a Dunlop desde 1963, ano em que o grupo adquiriu a Dunlop Tyres. Com essa união, não demorou muito para que a Dunlop alcançasse a excelência em seu segmento e fosse reconhecida mundialmente, além de se tornar o equipamento original de renomadas montadoras de veículos como Toyota, Fiat, Volkswagen e Marcopolo.
No Brasil, a Sumitomo Rubber Industries iniciou suas operações em 2011 como Sumitomo Rubber do Brasil e, em 2013, inaugurou a sua fábrica em Fazenda Rio Grande no Paraná, com a produção de pneus de passeio, SUV’s e vans, sendo a mais moderna unidade fabril de pneus do País.
Em 2019, a Dunlop inaugurou a sua fábrica voltada para a produção de pneus para veículos pesados, como caminhões e ônibus.
Todos os pneus da Dunlop fabricados no Brasil utilizam a alta tecnologia TAIYO (Sun) System, sistema de fabricação de pneus sem emendas nas partes de borracha do pneu, o que garante pneus mais uniformes e proporciona mais conforto, estabilidade e menor consumo de combustível para os seus clientes.
Os pneus Dunlop são assegurados pelas principais certificadoras mundiais e também estão de acordo com os requerimentos do Inmetro.
LINHA DO TEMPO
-
1888
John Boyd Dunlop inventa o pneumático.
1888
John Boyd Dunlop inventa o “pneu pneumático”.
+ -
1905
Dunlop desenvolve primeiro pneu com padrão de ranhuras na banda de rodagem.
1905
A Dunlop desenvolve o primeiro pneu com um padrão de ranhuras na banda de rodagem.
+ -
1922
É criado o primeiro pneu da Dunlop com raios de metal e revestimento de lona.
1922
É criado o primeiro pneu Dunlop com raios de metal e revestimento de lona, capaz de alcançar até 300 km/h. Este pneu tinha uma vida útil três vezes superior aos pneus utilizados até então.
+ -
1948
A Dunlop lança um pneu com camada autovedante
1948
A Dunlop lança um pneu com camada autovedante para evitar fugas de ar em caso de furo. O conceito tecnológico da Dunlop começa a funcionar.
+ -
1962
A equipe técnica da Dunlop examina um fenômeno até então inexplicável
1962
A equipe técnica da Dunlop examina um fenômeno até então inexplicável: a aquaplanagem.
+ -
1972
A Dunlop começa a fabricar pneus radiais com carcaça de lonas de metal
1972
A Dunlop começa a fabricar pneus radiais com carcaça de lonas de metal.
+ -
1994
A Dunlop desenvolve o primeiro pneu ultraleve do mercado
1994
A Dunlop desenvolve o primeiro pneu ultraleve do mercado, que reduz o peso do veículo em cerca de 12 kg.
+ -
1999
A Dunlop introduz o “Wamair”
1999
A Dunlop introduz o “Wamair”: o primeiro sistema de detecção de perda de pressão incorporado ao pneu.
+ -
2000
Relançamento do DTM com a Audi
2000
Relançamento do DTM com a Audi: a Dunlop torna-se o único fornecedor de pneus em 2002/2003.
+ -
2002
Nova tecnologia 3S Dunlop
2002
Nova tecnologia 3S Dunlop: um sistema inovador baseado no desenho assimétrico do piso, que combina redução de ruído, esportividade e segurança.
+ -
2011
Expansão: Grupo Sumitomo Rubber e Dunlop chegam ao Brasil
2011
Expansão: Grupo Sumitomo Rubber e Dunlop chegam ao Brasil.
+ -
2013
Dunlop lança sua fábrica no Brasil
2013
Dunlop lança, em outubro, sua fábrica no Brasil, localizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
+ -
2017
Início da construção da nova unidade de carga no Brasil
2017
Início da construção da nova unidade de carga na planta existente em Fazenda Rio Grande.
+ -
2019
Dunlop inicia a produção de pneus para o segmento de carga
2019
Dunlop inicia a produção de pneus para o segmento de carga.
+ -
2020
Dunlop supera a marca de 25 milhões de pneus produzidos no Brasil
2020
Dunlop supera a marca de 25 milhões de pneus produzidos no Brasil.
+
COMPETIÇÕES
Nosso mundo roda à frente todos os dias, e nossos pneus sempre acompanham essa inovação. Por isso, de 1888 até hoje, a Dunlop é colocada à prova em competições automotivas de todos os tipos, alcançando resultados excepcionais: as 66 vitórias na F1, com 8 títulos mundiais e as 34 vitórias na Le Mans, a tradicional corrida de 24 horas de duração. Atualmente, nossa reputação é insuperável entre os amantes da velocidade.
-
1889
Willie Hume vence quatro corridas de bicicleta, equipada com pneus Dunlop.
1889
Willie Hume vence quatro corridas de bicicleta, equipada com pneus Dunlop.
+ -
1902
A vitória em Paris-Viena
1902
A vitória em Paris-Viena dá à Dunlop o gosto pelas corridas, devido ao seu sucesso nas competições.
+ -
1906
Primeira vitória no Tourist Trophy (S.S. Rolls, Rolls Royce)
1906
Primeira vitória no Tourist Trophy (S.S. Rolls, Rolls Royce).
+ -
1907
Início da Isle of Man Trophy
1907
Início da Isle of Man Trophy. Um dos maiores vencedores dessa prova é Joey Dunlop, com 26 vitórias em 78 participações.
+ -
1923
Dunlop celebra a primeira vitória
1923
A Dunlop celebra a primeira vitória em um Grande Prêmio, com Sunbean de Henry Segrave.
+ -
1924
Primeira vitória da Dunlop nas 24 horas
1924
Primeira vitória da Dunlop nas 24 horas de Le Mans (John Duff/Frank Clement, Bentley).
+ -
1927
Malcolm Campbell bate recorde de velocidade com pneus Dunlop
1927
Malcolm Campbell bate recorde de velocidade com pneus Dunlop, chegando a 281,44 km/h, no País de Gales. Em seguida, Henry Segrave, em Daytona (EUA), fez 327,98 km/h.
+ -
1930
Quarta vitória consecutiva nas 24 horas
1930
Quarta vitória consecutiva nas 24 horas de Le Mans para Bentley e Dunlop.
+ -
1931
Malcolm Campbell eleva o recorde mundial de velocidade, com pneus Dunlop
1931
Malcolm Campbell eleva o recorde mundial de velocidade, com pneus Dunlop, para mais de 396 km/h no “Bluebird” (nome dado ao carro Darracq, utilizado na prova).
+ -
1935
Malcolm Campbell bate outro recorde de velocidade utilizando pneus Dunlop
1935
Malcolm Campbell bate outro recorde de velocidade utilizando pneus Dunlop, com 484, 818 km/h registrados no velocímetro, nos EUA.
+ -
1937
Décima vitória da Dunlop nas 24 horas
1937
Décima vitória da Dunlop nas 24 horas de Le Mans (Jean Pierre Wimile/Robert Benoist, Bugatti).
+ -
1938
O veículo para teste de velocidade é equipado com os pneus Dunlop
1938
O veículo para teste de velocidade Railton Mobil Special é equipado com os pneus Dunlop.
+ -
1947
Com o mesmo Railton Mobil Special, John Cobb eleva o recorde mundial de velocidade.
1947
Com o mesmo Railton Mobil Special, John Cobb eleva o recorde mundial de velocidade para 630,7 km/h.
+ -
1949
A Dunlop vence o Campeonato do Mundo de 500cc com Les Grahan (AUS)
1949
A Dunlop vence o Campeonato do Mundo de 500cc com Les Grahan (AUS).
+ -
1951
A Jaguar e a Dunlop consolidam uma parceria de sucesso nas 24 horas de Le Mans
1951
A Jaguar e a Dunlop consolidam uma parceria de sucesso nas 24 horas de Le Mans. Vitórias em: 1951, 53, 55, 56 e 1957, com Jaguars tipo C e D.
+ -
1956
Mais um Campeonato do Mundo de 500cc na conta da Dunlop
1956
Mais um Campeonato do Mundo de 500cc na conta da Dunlop. Agora com John Surtees (MV Augusta).
+ -
1958
Início do período de domínio da Dunlop na Fórmula 1
1958
Início do período de domínio da Dunlop na Fórmula 1. No total, os pneus Dunlop conseguiram 66 vitórias na F1, com oito campeões do mundo.
+ -
1959
Título da Fórmula 1 para Lack Brabham (Cooper)
1959
Título da Fórmula 1 para Lack Brabham (Cooper).
+ -
1960
A equipe Brabham/Dunlop vence novamente
1960
A equipe Brabham/Dunlop vence novamente, e Pat Moss e Anne Wisdom vencem o mais duro dos ralis (Liége-Roma-Liége) no seu Autin Healey 3000.
+ -
1964
A Ferrari vence as 24 horas de Le Mans
1964
A Ferrari vence as 24 horas de Le Mans pelo quarto ano consecutivo, totalizando 23 vitórias à Dunlop.
+ -
1965
Jin Clark (Lotus) conquista o seu segundo título da F1
1965
Jin Clark (Lotus) conquista o seu segundo título da F1.
+ -
1966
A Dunlop vence outro campeonato Mundial de 500cc
1966
A Dunlop vence outro campeonato Mundial de 500cc, dessa vez com Giacomo Agostini (MV Augusta).
+ -
1968
As 16 milhas da Maratona Londres-Sydney
1968
As 16 milhas da Maratona Londres-Sydney atravessam a Turquia, Irã, Afeganistão, Paquistão e Índia, rumo à Austrália em apenas 12 dias.
+ -
1969
Jackie Steward (Matra) conquista a oitava F1 da Dunlop
1969
Jackie Steward (Matra) conquista a oitava F1 da Dunlop. No ano seguinte, a marca se retira da Fórmula 1 para se dedicar somente aos ralis.
+ -
1970
A Porsche celebra três vitórias seguidas no Rali de Monte Carlo
1970
A Porsche celebra três vitórias seguidas no Rali de Monte Carlo. A Datsun vence seu primeiro Rali Safari e a Dunlop vence mais um Campeonato Mundial de 500cc.
+ -
1971
Outro Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini (MV Augusta)
1971
Outro Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini (MV Augusta).
+ -
1973
Mais um Campeonato Mundial de 500cc. Agora com Phil Read (MV Augusta)
1973
Mais um Campeonato Mundial de 500cc. Agora com Phil Read (MV Augusta).
+ -
1975
A Dunlop crava mais um Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini, dessa vez na Yamaha
1975
A Dunlop crava mais um Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini, dessa vez na Yamaha.
+ -
1979
A Ford e a Dunlop vencem o Mundial de Ralis (WRC) em nove anos de parceria
1979
A Ford e a Dunlop vencem o Mundial de Ralis (WRC) em nove anos de parceria.
+ -
1984
O Porsche 991 de Rene Metge e Dominique Lemoyne conquista o Rali Paris Dakar
1984
O Porsche 991 de Rene Metge e Dominique Lemoyne conquista o Rali Paris Dakar.
+ -
1987
O Jaguar XJRB oferece sua sexta vitória consecutiva no World Sportscar Championship à Dunlop
1987
O Jaguar XJRB oferece a sua sexta vitória consecutiva no World Sportscar Championship à Dunlop.
+ -
1988
A Dunlop faz 100 anos
1988
A Dunlop faz 100 anos. As 24 horas de Le Mans são o ponto central da celebração, com os dois primeiros lugares do grid de largada à Dunlop.
+ -
1990
A Dunlop inicia uma parceria vitoriosa com a Dunlop no DTM
1990
A Dunlop inicia uma parceria vitoriosa com a Dunlop no DTM (Deutsche Touring Meinsterschaft), na sua primeira vez em uma competição.
+ -
1991
Ocorre a primeira vitória (a única até a data) de um fabricante japonês
1991
Ocorre a primeira vitória (a única até a data) de um fabricante japonês, com o Mazda 787B com motor rotativo.
+ -
2003
A Dunlop nomeada como única fornecedora de pneus para o BTCC
2003
A Dunlop é nomeada como única fornecedora de pneus para o Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC).
+ -
2007
A Dunlop vence a categoria GT2 na Le Mans Series (LMS), com a Ferrari 430 GT
2007
A Dunlop vence a categoria GT2 na Le Mans Series (LMS), com a Ferrari 430 GT.
+