INFORME SEU CEP

 

Dunlop reforça compromisso com preservação do meio ambiente

Do Apoio à logística reversa até a busca pela produção sustentável, fabricante busca fortalecer o compromisso com o meio ambiente

Nos últimos anos um tema tem ganhado cada vez mais força na sociedade e presença na imprensa. A busca das empresas por uma estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança, em livre tradução) nunca esteve tão em alta.

Mas, antes mesmo deste assunto se tornar fundamental nas conversas corporativas, o setor de pneus já demonstrava a preocupação com o impacto ambiental de seus produtos. Sabemos que os pneus não são feitos apenas de borracha, mas também de outros materiais como lonas, cordonéis de aço e náilon, e mesmo que não seja possível reutilizar esses materiais ainda na indústria de pneus, outras indústrias podem utilizar esses componentes em diferentes aplicações, fazendo com que o pneu seja reaproveitado após o fim de sua vida útil.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho, a Sumitomo Rubber do Brasil, que detém as marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, reafirma novamente seu compromisso como membro integrante da Reciclanip e atua para que o descarte dos produtos produzidos pela empresa tenha o destino ambiental correto.

Fundada em 2007, a Reciclanip hoje é considerada uma das maiores iniciativas da indústria nacional na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. Para se ter uma ideia da importância desta iniciativa, só em 2020, mais de 42 milhões de pneus de passeio tiveram um destino correto devido ao trabalho realizado pela entidade.

Além disso, o Grupo Sumitomo Rubber também tem uma responsabilidade ambiental em todos os seus processos e busca continuamente tornar-se uma empresa que contribua para a concretização de uma sociedade sustentável. Sua fábrica conta com uma estação de reaproveitamento de água que realiza o tratamento de 100% de seu efluente doméstico através da osmose reversa, que permite reutilizar 50% do efluente gerado no processo produtivo. Com relação a preservação ambiental, as tecnologias empregadas na fábrica no Brasil garantem uma expulsão mínima de gases poluentes no processo de fabricação dos pneus e envia apenas o mínimo de resíduos para aterros.

A empresa possui a certificação ISO 50001, norma que estabelece parâmetros para o fornecimento, utilização e consumo de energia de maneira mais eficiente, e também a certificação ISO 14001 que capacita a empresa a operar sob um regime mais sustentável do ponto de vista ambiental.  

“A nossa missão é pensar em todo o ciclo de produção do pneu, desde a sua fabricação até o descarte correto. Para nós do Grupo, é fundamental adotar em nosso processo produtivo do Brasil, que é o mais tecnológico dentre as fábricas do grupo no mundo, tecnologias sustentáveis e processos que reduzam o impacto no meio ambiente, além de integrar e apoiar entidades como a Reciclanip, pois acreditamos na capacidade de transformação da nossa indústria.” explica Rodrigo Alonso, Diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil.

Onde descartar? – A busca por um local ideal para receber o pneu inservível ainda pode ser difícil, por isso, o site da Reciclanip traz uma lista com todos os locais em que os pneus podem ser descartados corretamente. Para acessar a lista, clique aqui.

Junho de 2021

Dunlop Brasil: www.dunloppneus.com.br, facebook.com/dunlopbrasil. instagram.com/dunloppneusbrasil/

Falken Brasil: https://falkenpneus.com/ instagram.com/falkenbrasil/

Informações à imprensa

LVBA Comunicação

  Elisandra Escudero (11) 9 8558-0117 elisandra.escudero@lvba.com.br    Rogerio Santana (11) 9 6607-7451 rogerio.santana@lvba.com.br

Sobre a Dunlop

A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2020, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões. Visite e acompanhe nas redes sociais:

Visite e acompanhe nas redes sociais